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Como pegar roubo no caixa da sua loja

Amigos empreendedores, após as festas de fim de ano, estamos de volta com força total ao nosso blog sobre empreendedorismo.

E tenho certeza que o assunto de hoje vai interessar muita gente. Afinal, um dos grandes problemas dos pequenos negócios é o desvio no caixa feito pelos próprios funcionários, principalmente no varejo.

Aliás, infelizmente, isso é muito mais frequente do que vocês possam imaginar. E não tenho dúvidas de que muitos empreendedores que estão lendo esse texto estão sendo roubados há algum tempo, sem terem a menor idéia disso. Em alguns casos, pelos funcionários que temos mais confiança. Normalmente é ali que “damos o mole”. Infelizmente.

Ter câmeras em todos os cantos da empresa e em cima do caixa inibi, mas está muito longe de bastar. Afinal, quanto custaria deixar alguém olhando e analisando vídeos o dia inteiro? Provavelmente, o controle sairia mais caro do que o controlado.

Então, qual é o segredo? Ai vão os 3 passos que vão impedir que você passe anos sendo roubado sem saber. É simples entender, mas não tão fácil executar. Isso porque é fundamental ter o controle “redondo” da sua empresa. Se você tem, sabe com boa acurácia a média dos custos de mercadorias vendidas (CMV) da sua empresa. Se não tem, corra atrás disso “pra ontem . Os benefícios são múltiplos. Então vamos lá:

Mês 1: Se em um mês acontece um aumento abrupto de CMV, e não houve qualquer mudança considerável nos seus preços de venda ou nos seus custos de produto, dê uma boa analisada. Pode ser que você tenha comprado mais estoque do que o normal. Se for esse o caso, é muito provável que no mês seguinte o seu CMV fique abaixo da média.

Mês 2: Mas e se no mês seguinte o CMV continuar acima? Dê outra boa olhada se não houve perda considerável de mercadorias por qualquer motivo nos últimos 2 meses, ou se seu estoque está explodindo de mercadorias, ou se houve mudança no comportamento da demanda (vendendo mais mercadorias com menor margem).

Mês 3: Se vier o terceiro mês e teu CMV continuar acima da média, com as outras variáveis se mantendo, é duro dizer, mas pode checar que “aí tem”…

Esse é o momento de ir para suas câmeras. Faça uma busca detalhada das imagens (é importante que elas gravem, senão elas existem apenas para assustar), faça rodízio de funcionários, converse com gerentes e empregados. Dificilmente alguém rouba sozinho, ou pelo menos sem que alguém fique sabendo.

Com o roubo descoberto, temos que resolver o problema. E aí uma dica: seja severo. Junte filmagens e provas para que você esteja bem calçado em suas decisões e atitudes. Avalie se não vale a pena dar o temido “justa causa”. Ser rígido nesses momentos é tão importante quanto dar todo o subsídio para que os funcionários da sua empresa façam sempre um bom trabalho.

Para quem tem um plano na empresa de PPR (política de participação em resultados), mostre pra todos que, se alguém tiver roubando a empresa, essa pessoa está também “metendo a mão no bolso” de todos os funcionários. Isso vai incentivar os próprios funcionários a delatarem casos como esse.

Infelizmente, já descobri desvios dessa forma em diversos tipos de negócio. Aliás, quase sempre que entro em uma empresa para consultorias financeira, algo acaba aparecendo. Pode ter certeza que o método funciona. E se o problema de aumento de CMV não for roubo, pode correr atrás do motivo porque, de qualquer forma, teu lucro está indo pro “ralo”.

Em nossa próxima coluna abordarei algumas formas de como funcionários mal intencionados roubam o caixa no varejo. Foram aprendizados dolorosos e caros que irei dividir com vocês.

Mas por ora, falemos de coisas boas. Desejo um 2013 com muito dinheiro mas, principalmente, paz de espírito… Aliás, normalmente eles andam juntos…

Saiba mais sobre como pegar roubo no caixa! Leia aqui a continuação desse post.

Grande abraço e até a próxima.

Vicente Maia é especialista em franquias, análise de pontos comerciais e estratégia. Também é sócio da primeira franquia da Rede Mega Matte, e possui 3 lojas posicionadas entre os melhores faturamentos da rede de quase 100 lojas. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em gestão pelo IBMEC-RJ. Empreendedorismo “na veia”.

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