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Como usar estratégia em pequenas empresas?

O que considerar para aplicar estratégia em pequenas empresas. Quais são as principais dificuldades, qual a origem do termo e quais são os principais pontos.

Sempre que eu ouço alguém falar de estratégia em pequenas empresas (ok, eu ouço muito, já que é o nome da minha empresa) me lembro daquela cena do filme “Tropa de Elite” com o Capitão Nascimento treinando os postulantes ao BOPE repetindo a palavra em diversas línguas:

“Estratégia, do grego Stratègós, do inglês Strategy, do francês Stratégie…”

Sim! Quem se lembra do filme lembra também que esse era um treinamento para os cadetes controlarem o sono! E é aí, infelizmente, que começo a falar sobre estratégia no nosso mundo empresarial. A impressão que tenho quando falo sobre Estratégia com o empresário é que estou dando uma de Capitão Nascimento. Neste momento o empresário está pensando:

“Esse cara vai me pedir para montar a estratégia da minha empresa? O tempo que vou ‘perder’ com isso daria para eu resolver 5 problemas de clientes, fazer 5 reuniões de acompanhamento com meus funcionários e quem sabe até conseguiria fechar 2 negócios importantes!”

Ele está certo, mas o que é isso sem estratégia? Na verdade, o empresário até está certo, pois ele pratica estratégia sem querer e a trabalha diariamente. Quer ver? Quando ele abriu a empresa e decidiu quais produtos venderia e a que preço, isso é estratégia. Quando decide criar uma nova linha ou entrar em algum mercado, ele tem algum objetivo e a forma como chegar lá. Isso é estratégia. E posso dar mais vários exemplos.

Então qual é o problema? Bom, o empresário faz isso sem métodos e baseado em “achismo”. Ele pensa “eu conheço esse mercado melhor do que ninguém. Esse é o caminho!”. E “sai fazendo”.

Aí a coisa complica! Uma decisão estratégica deve estar largamente baseada em fatores quantitativos e qualitativos. Opiniões de clientes, levantamento de tamanho de mercado, investimento e impacto em custos, lucro esperado, competências da empresa e muitos outros fatores devem ser considerados.

Aí vale a pena investir no planejamento para realizar a mudança estratégica. Se o empresário não dispõe deste tempo ou ‘não tem a manha’, pode contar com a ajuda externa, mas deve ter em mente que esse será um valor muito bem investido, se ele escolher pessoas bem preparadas.

Voltando ao ‘Tropa de Elite’, se o filme mostrasse a continuação da aula do capitão Nascimento (e os espectadores não dormissem), ele provavelmente explicaria que estratégia é um conceito militar, empregado há milênios no campo de batalha.

E não vivemos uma guerra no nosso dia-a-dia empresarial? Pois é, a estratégia é um conceito militar aplicado em larga escala no mundo dos negócios. Basicamente, refere-se a:

 Para os militares

 Para os empresários

O Objetivo Onde você quer chegar e quais são os resultados esperados
Ofensiva Quais são as ações empregadas para chegar ao objetivo?
Cooperação Quais os recursos humanos e as parcerias empregadas?
Concentração (Massa) Qual será o esforço empregado? Quanto do seu orçamento será alocado?
Economia Vai valer a pena a empreitada? Considerar investimentos e custos posteriores à implantação.
Manobras Como chegar lá? Detalhamento das ações.
Surpresa Como surpreender seu concorrente? Qual é o momento de realizar as ações e como comunicar ao mercado?
Segurança Controle de riscos da implantação da estratégia? Qual o plano de fuga?
Simplicidade Aplicar ações complexas apenas quando necessário, no mais, os objetivos e ações devem estar claras para todos os envolvidos. Método KISS (Keep it simple and stupid)!

E você está preparado para esse exercício militar, na sua empresa? Chame-nos para conversar se precisar de ajuda!

Leonardo Canto e Mello é especialista em Processos, web marketing e Relacionamento com o cliente. Gerenciou projetos de CRM e canais eletrônicos para mais de 20 paises na Linde Gas Therapeutics. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em marketing no IAG e gestão pelo IBMEC-RJ.

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