Browneria – do Brasil para o Mundo

Desenvolvimento de Fornecedores para Internacionalização

Empresa
Brownieria – LBD Comércio de Alimentos
MVG Gestao e Operacao de Franquias Ltda.

Empresários
Manuela Camero e Guilherme G Junqueira

Escritório Sebrae
Centro – Rio de Janeiro

Gestor de atendimento
Mônica Ramalho e Auxiliadora Itapary

Consultores
Luiz Frade e Vicente Maia

Empresa prestadora:
Top Minds Consultoria

Data de início: Fevereiro 2015
Data de término: Março 2015

Case

a. Informação da empresa cliente: O empreendedor Guilherme, após um sonho inspirador, resolveu realizá-lo abrindo sua primeira loja, especializada em brownies, tortas, chocolates e cafés, preparados de forma artesanal. Com a enorme qualidade em seus produtos, além do visual bonito e aconchegante da loja, a Brownieria arrebatou fãs de forma instantânea, não só como consumidores, mas interessados também em replicar o negócio. Pouco tempo depois o empresário contratou o Sebrae para modelar sua rede de franquias, atingindo rapidamente o número de 20 lojas.

b. Problema detectado pela empresa que originou a demanda: A Brownieria, após o sucesso na formatação do seu modelo de franquias, e com os excelentes resultados das lojas, se sentia preparada para alçar vôos mais altos. Dessa forma, de maneira ainda informal, o casal montou um plano de abertura de lojas na Flórida, nos Estados Unidos. Estudos preliminares feitos em algumas viagens apontavam a ideia como bastante promissora.

Mas as dificuldades rapidamente apareceram: sem nenhum tipo de experiência ou contato de fornecedores de serviços técnicos e legais no exterior, veio a dúvida: como começar? Dessa forma, os empresários buscaram novamente o Sebrae, e contrataram consultoria para desenvolvimento e análise técnica de fornecedores para internacionalização da Brownieria.

c. Execução da consultoria:

  • Planejamento e direcionamento do empresário para viagem e encontro com fornecedores internacionais
  • Direcionamento para a criação de vídeo institucional em inglês
  • Desenvolvimento e agendamento de fornecedores para:
    – adequação às normas migratórias
    – adequação às normas legais (advogado empresarial)
    – serviços contábeis
    – definição e negociação de pontos comerciais
    – projetos de obra / arquitetura da loja
    – estudo de viabilidade para o negócio
  • Acompanhamento e suporte às negociações em visitas guiadas
  • Análise técnica de fornecedores

Resultados Alcançados

Os empresários Guilherme e Manuela iniciaram as negociações de pontos comerciais durante a viagem, ainda com a presença da consultoria. Já estão com a sua primeira loja em solo americano negociada, aguardando os últimos detalhes para início das obras. Também já possuem outros 2 pontos comerciais na Flórida em fase adiantada de negociação. O plano de expansão internacional está em plena execução e, em breve, a Brownieria celebrará a inauguração da primeira loja no exterior.

Depoimento dos empresários

Diante da receptividade e aceitação dos nossos produtos pelo público estrangeiro, e do crescente desejo de empreendedores interessados em levar a Brownieria para os EUA, decidimos dar inicio a esta empreitada.

O Sebrae logo foi lembrado devido a sua importante participação na decisão de formatar a Franquia. Creio que no curto espaço de tempo que dispúnhamos, tomamos varias decisões, com muita dedicação da equipe Sebrae: Mônica, Luiz e Vicente.

O vídeo com apresentação da empresa, as cartas de não divulgação, o registro da marca nos EUA e Canada, além de todo o preparativo da viajem geraram muita expectativa.

Todas as visitas a contadores, advogados, fornecedores, corretores e especialistas em pontos comerciais foram de suma importância. Afinal abriram uma nova compreensão da situação, e geraram novos questionamentos e oportunidades.

O trabalho realizado nos permitiu chegar a um ponto comercial em Orlando, em fase final de negociação, além de dois outros locais que estão indo pelo mesmo caminho, e diretamente ligados ao projeto.

Quero mais uma vez agradecer ao Sebrae e sua equipe por todo o suporte na realização de mais um sonho.