Steffen – Uma virada nos lucros

Mapeamento por processos – Compras e logística

Empresa
Steffen Produtos de Limpeza

Empresários
Anna Lilian Steffen, Aline Steffen e Cidinha Barros

Escritório Sebrae
Centro – Rio de Janeiro

Gestor de atendimento
Auxiliadora Itapary

Consultores
Vicente Lacerda Maia Neto, Leonardo Carvalho do Canto e Mello e Luiz Frade

Empresa prestadora
Top Minds Consultoria

Data de início: Julho 2013
Data de término: Novembro 2013

Case

a. Informação da empresa cliente: A Steffen é uma empresa focada em distribuição de produtos de limpeza. Fica localizada em Jacarepaguá. Seu grande diferencial é a entrega rápida e eficiente, só possível por contar com uma forte equipe logística. Sua equipe comercial é muito bem estruturada, contando com vendedores externos para aquisição de novos clientes, e telemarketing ativo para manutenção de vendas.

b. Problema detectado pela empresa que originou a demanada: Nos últimos 5 anos, a Steffen tem investido fortemente em atendimento ao cliente. E o resultado apareceu. O crescimento médio anual de faturamento é de cerca de 9%, muito acima do PIB, e até mesmo do crescimento do setor. As margens de lucro, paradoxalmente, estavam cada dia mais baixas. Nos 2 últimos anos, apesar dos recordes em venda, a empresa apurou prejuízos crescentes, o que foi uma novidade preocupante para a empresa. O motivo para os resultados ruins era claro: o crescimento excessivamente rápido sem estruturação adequada, a falta de foco em produtividade, carência de processos mapeados e bem definidos, e ausência de índices de performance em alguns setores chaves da empresa.

c. Execução da consultoria:

I. novos processos para o setor de compras, baseado em negociação e produtividade, regendo a área;
II. suporte na definição dos parâmetros de compras (ponto de ressuprimento, estoque de segurança, LEC etc);
III. nova estrutura organizacional do setor;
IV. gestão por KPIs para a área de compras (falta de produtos, CMV, giro de estoque etc);
V. preparo para a automação do processo de compras, que passou a acontecer por dentro do sistema;
VI. gestão por KPIs da área de entrega (entrega por equipe, erros de entrega, controle de horas extras etc);
VII. eliminação / reorganização de processos morosos e que geravam grande ineficiência como o de vendas casadas (produtos que não faziam parte do portfólio da empresa) e de entrada de notas fiscais em desconformidade com a ordem de compras;
VIII. implementação de caixas retornáveis, organizando e aumentando a capacidade de entrega por carro;
IX. processo para definição de rotas, aumentando a produtividade da equipe de entregas;
X. formalização da responsabilidade por parte dos funcionários pelo recebimento de mercadorias, e no processo de inventário;
XI. implementação de política de trocas e devolução, diminuindo os custos com “retrabalho”.

Resultados Alcançados

Queda de 6% no custo de aquisição de produtos, crescimento do giro do estoque em 3 vezes, diminuição da necessidade de capital de giro, melhora da produtividade da empresa, e reversão total do crescimento do prejuízo e obtenção de lucro histórico em 2013.

O gráfico de lucro médio é a representação gráfica perfeita do resultado.

Depoimento dos empresários

Venho tardiamente agradecer em nome da Steffen, o apoio e o atenção recebidas por toda a equipe do Sebrae. Ficamos muito felizes com o convite e com a oportunidade de poder tornar público um case de Sucesso.

Nossos sinceros votos de que este Programa possa crescer cada vez mais, e ser um divisor de águas nas vidas de outras empresas, assim como foi na nossa.

Quero agradecer a empresa Top Minds Consultoria, através dos seus diretores Vicente Maia e Leonardo Canto Mello que contribuíram muito para o sucesso nessa nova empreitada da Steffen com o SEBRAE.

Atenciosamente,

Anna Lilian e Aline