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Quais são os 3 pilares no gerenciamento de projetos corporativos?

Para ter sucesso, todo projeto que envolve mudanças corporativas possui 3 grandes áreas. Elas devem estar equilibradas, por isso chamamos elas de pilares. Porém cada projeto gera mudanças em cada um desses pilares, o que pode gerar desequilíbrio se não for corretamente implantado.

São as ações sequencias para atingir um objetivo. Por exemplo, no processo de vendas é necessário para concluir a venda:

  • o cadastro do cliente,
  • o primeiro contato,
  • o entendimento da necessidade,
  • a proposta,
  • a argumentação
  • a conclusão

Tudo isso, como no caso de varejo, pode acontecer em questão de minutos, mas outros ramos podem levar meses ou até anos para executá-los.

São os softwares e hardwares disponíveis para a empresa, capazes de armazenar dados e processá-los. Alguns exemplos de sistemas implantados – ERP, CRM, Suporte a Call Center, MRP, etc.

Tecnologia é fundamental para a implantação de projetos porque empresas geram milhares de dados em cada processo, a correta analise dos dados gera informações fundamentais para a tomada de decisões. Apenas sistemas são capazes de armazenar e processar esses dados gerando informações que podem ser lidas e estudadas

Um projeto pode não considerar a implantação de um grande sistema integrado, mas necessariamente deverá resolver a questão de como os dados serão armazenados e tratados.

Chegamos então ao pilar fundamental, pois sem o mesmo, os outros dois perdem a razão de ser. Simplesmente não há processos e tecnologia sem pessoas para realizá-los e gerenciá-los.

  • Mapeamento do processo atual, ou seja, no momento anterior à execução do projeto.
  • Determinar os pontos de melhoria,
  • A responsabilidade sobre cada ação
  • Como as ações serão registradas e mensuradas,
  • Definição de processos futuros – a serem implantados pelo projeto.
  • Devem ser analisados os atuais sistemas e sua estrutura de hardware.
  • Definição da demanda de estrutura tecnológica que a implantação do projeto criará.
  • Da comparação entre a necessidade e o situação atual será criado um relatório de “fit-gap”
  • Este relatório deve ser comparado a o que cada opção de tecnologia pode prover. Havendo diversos fornecedores de softwares, seus produtos devem ser comparados em cada funcionalidade, com um balizamento do que cada uma representa para o pleno sucesso do projeto

Por exemplo para um projeto de implantação de sistema de call Center, deve-se analisar o sistema atual, quais são as necessidades do novo processo em termos de sistema, comparar o que ficará “faltando” e as alternativas, tais como melhoria do sistema atual, melhoria de hardware e as alternativas disponíveis no mercado.

O processo de mudança de pessoas, ou “change management”, deve considerar:

  • comunicação do projeto
  • treinamento
  • motivação organizacional
  • análise de capacidades
  • análise de competências

Mas sobretudo necessita do apoio irrestrito da alta gerência ao projeto.

O gerenciamento dos projetos é plenamente definido por práticas do PMBok, mas deve-se considerar ainda todo o impacto na organização. Segmentar os pontos de maior alteração e criar técnicas para dirimir a curva de mudança pode evitar grandes dores de cabeça.

Leonardo Canto e Mello é formado em administração de empresas e pós-graduado em marketing e gestão. Gerenciou a implementação de projetos globais de CRM e web da multinacional Linde (antiga AGA). Gerente de mais de 30 projetos realizados com sucesso nas áreas de CRM, Marketing e Webmarketing.

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