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Qual a importância do ponto comercial para o seu negócio?

Amigos empreendedores e interessados no assunto. Sejam bem vindos a esta primeira coluna. Estaremos aqui quinzenalmente falando sobre assuntos inerentes ao dia-a-dia dos “loucos” (ao menos no Brasil) e valentes que optaram por ter um negócio próprio.

E como em nossas vidas o tempo é um bem cada vez mais escasso, vamos direto ao assunto.

Não há dúvidas que a importância de um ponto comercial varia muito de acordo com o seu negócio. Se você possui uma imobiliária ou uma seguradora, é provável que você precise gastar menos (por metro quadrado) em um ponto comercial do que se seu negócio for uma loja de roupas ou uma lanchonete. Para uma análise mais rica, aqui abordaremos a importância do ponto em negócios “típicos” do varejo.

Em ruas ou mesmo em Shoppings, a escolha do seu local de operação é fator capital para o negócio “dar samba”. Não seria exagero dizer que, pela ótica dos “4 Ps” estratégicos do marketing, ele é o mais importante. Vejamos o porquê:

Produto: como sabemos, o produto é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas se você errar nele por um curto espaço de tempo, provavelmente ainda haja tempo de corrigir. Mais ainda se você estiver em um excelente ponto. Com muitos clientes ávidos pelo seu produto por perto, marketing e atitude, você recomeçará seu processo de fidelização. Basta ter um pouco de paciência em relação ao seu “pay-back”, e seu negócio estará salvo.

-Preço: errar no preço pode ser bastante perigoso. É difícil mudar na cabeça do seu cliente uma imagem criada de que o seu produto não vale o quanto custa. Vai arrancar essa idéia lá de dentro! Mesmo após a correção, se o trabalho não for bem feito, essa imagem tende a ficar. Mas com paciência (sempre ela), trabalho de marketing e comunicação bem feitos (ídem), é possível virar o jogo.

-Promoção: Uma boa comunicação sempre potencializa o crescimento do seu negócio. Dependendo do setor, inclusive, a estratégia de promoção e comunicação é fundamental para o sucesso. Mas no varejo, se você estiver em um bom ponto fazendo um bom trabalho, o boca-a-boca se encarregará do seu sucesso. Mesmo que seja de forma mais lenta. Ao menos, será com custo zero.

-Praça, ou ponto: Mas, e agora? E se errar no ponto? Esse não da pra colocar nas costas e levar pra outro lugar. E o prejuízo costuma ser grande. O valor atual dos direitos sobre um ponto (conhecido como “luvas”) costuma ser caro. E somado aos custos pra fazer uma loja bonita e funcional… Não é brincadeira. Muitas vezes é todo o dinheiro de uma vida. E em alguns casos, o envolvimento emocional que criamos com um novo negócio (que era um sonho) impede que percebamos onde foi nosso erro. E continua-se por muito tempo dando “murro em ponta de faca”.

Quer exemplos que afirmam ainda mais a importância de um ponto? Conheço lojas com produtos “fracos”, caros e praticamente sem qualquer inteligência de comunicação. Mas por estarem localizados em um “oásis”, incrivelmente acabam ganhando seu dinheirinho e se perpetuando.

Por outro lado, não são poucos os estabelecimentos que estão quebrados apesar de possuírem um ótimo produto, preços justos e comunicação correta. Esses casos são os mais tristes. Todo um sonho se esvaiu por uma decisão errada de um segundo, antes mesmo do negócio abrir.

Como perguntava um antigo professor de empreendedorismo do curso de especialização em gestão do Ibmec-RJ: -alguém sabe quais são as 3 coisas mais importantes do varejo?

1º –  ponto,

2º  – ponto,

e 3º –  ponto

Captaram o recado???

Grande abraço, e até a próxima

Vicente Maia é especialista em franquias, análise de pontos comerciais e estratégia. Também é sócio da primeira franquia da Rede Mega Matte, e possui 3 lojas posicionadas entre os melhores faturamentos da rede de quase 100 lojas. Formado em administração de empresas pela PUC-RIO e especialização em gestão pelo IBMEC-RJ. Empreendedorismo “na veia”.

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